domingo, 8 de agosto de 2010

A melhor invencao francesa do seculo XXI



Hoje pegamos as bicicletas de novo , olha nao tem coisa melhor , eu recomendo milhoes de vezes , nao exite , e nao perca tempo , faca logo no seu primeiro dia . A cidade entra pelos seus olhos , andar e delicioso , mas de bicicleta , tantas mais coisas acontecem em menos tempo , hoje pegamos as bicicletas as 5 da tarde depois de um almoco tardio no Petit Marcel ( 65, Rue Rambuteau, 75004 Paris , bem simpatico , bonito , bom preco , gostoso , se vc estiver nos arredores do Beaubourg de uma espiada ) , ja exaustas de tanto caminhar , saimos de casa as 9 da manha , achei que nao aguentaria mais nada , quando decidimos pegar as bicicletas , em um segundo nao sentia mais nada , sentei e descansei , os pes relaxaram , parecia nova em folha , foi otimo . Saimos entao do Les Halles e fomos pelo Marrais , passamos em frente ao Hotel de Ville , demos uma volta na iles Saint Louis , ile de La Cite , na ponte entre elas tinha uma banda de Jazz de New Orleans , os musicos tinham bem os seus 65 , 70 anos , uma velinha de cabelos brancos sapateava , uma delicia ... de la fomos em direcao ao Pantheon , atravessamos a Rue Mouffetard com direito a pausa e de la voltamos para o bairro onde estamos que 'e o Saint Germaint . De 5 da tarde a 1 da manha usando a bicicleta .
Já são mais de 20.000 vèlibs e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação. Quando vc vai devolver sua bicicleta e por acaso o estacionamento esta repleto , tem mapas em que indicam quais as estacoes que tem lugares livres e quantos . A bicicleta tem um cadeado com chave que vc pode estacionar ela onde quizer se precisar dar uma parada e nao estiver na frente de um estacionamento, ou nao quizer arriscar que alguem a pegue . Olha , 'e fantastico ! nao deixe de fazer , elas sao confortaveis e o transito 'e facil facil . ( A foto e a Marta no nosso primeiro dia de Velib , atravessando na frente do Louvre em direcao ao Jardins des Tulleries )

3 comentários:

  1. Eu também! Eu também! Mas quando eu for a Paris você vai ter que ir junto de novo! Hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Essas bicicletas são demaissss mesmo! Quando estive em Paris, elas haviam acabado de entrar na cidade e todos já usavam como se fosse coisa conhecida há muito tempo, foi muito bem aceirta por todos e tem posto de troca toda hora, e são lindassss! Ai que diversão!

    ResponderExcluir